A série começa a ser gravada em julho e vai contar com dez episódios na primeira temporada.

“Vento Norte” será uma das novas apostas da RTP para o ano de 2021. A série de romance histórico, que surgiu da ideia original e João Lacerda Matos, Almeno Gonçalves e João Cayatte, vai ser gravada, entre outros locais, no Museu dos Biscainhos, em Braga. O Mosteiro de Tibães também será palco da rodagem.

“No passado sábado, uma equipa da produtora Recados do Mundo Filmes efetuou uma visita técnica ao museu, a fim de agilizar os principais pormenores que antecedem as gravações, que irão também decorrer no Mosteiro de Tibães”, confirma a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), no site oficial. Inspirada em séries como Downtown Abbey ou Upstairs Downstairs, a série “conta a história de uma família aristocrata do Minho, em paralelo com a história dos seus criados, nos anos que se seguem à I Grande Guerra e que antecipam e originam o Golpe Militar de 28 de Maio de 1926, liderado por Gomes da Costa, que institui a Ditadura Militar, mais tarde Estado Novo”.

A trama conta com “pequenas presenças de personagens que ajudaram a moldar a cultura portuguesa do século XX, como Amadeu Sousa Cardoso, Fernando Pessoa ou José Almada Negreiros”. Salazar e Maria Adelaide Cunha também estarão representados.

Almeno Gonçalves, Natália Luiza, Adriano Luz, António Melo, Joaquim Nicolau, Fernanda Lapa e Ruben Rios são alguns dos nomes confirmados no elenco. A estes, juntam-se cerca de 20 atores de Braga, perfazendo um total de 60 profissionais.

A série estreia no canal público em 2021. Para já, existem pré-acordos de exibição em França, Luxemburgo, Angola, Moçambique, Canadá e Estados Unidos da América.