É exigido o uso de máscara dentro da Basílica e as missas serão transmitidas online. A mata e os escadórios têm também novas regras.
A Basílica do Bom Jesus do Monte reabre este sábado e conta com novas regras de funcionamento. De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), terá novo horário e novas regras no escadório e na mata. As missas não estão abertas ao público, mas vão ser transmitidas online.
Em comunicado, a Confraria explica que as missas não vão ainda ser celebradas presencialmente. As atividades vão ser difundidas nas redes sociais, todos os dias a partir do dia 10, às 17h.
A circulação no escadório e no jardim do Bom Jesus estão abertos para circulação, mas requerem o respeito pelas normas de distanciamento entre as pessoas. Mantêm-se encerrados o elevador, o parque infantil e a casa das estampas até dia 18. Neste dia, será feita uma reavaliação da pandemia e, caso o progresso permita, poderão ser abertos estes espaços.
A Basílica vai abrir com novo horário: de segunda a sexta das 14h às 16h45, aos fins de semana das 09h às 12h30 e das 14h às 16h45. A entrada para a Basílica é agora através da porta lateral esquerda, do lado da Capela do Bom Jesus, e a saída pela porta lateral direita, junto à sacristia. No interior foi sinalizado um percurso para evitar a aglomeração e o cruzamento das pessoas. Além do uso de máscara, é também exigida a distância mínima de dois metros no interior da Basílica. À porta existirá ainda um dispensador de gel desinfetante.
A Confraria do Bom Jesus apela a todos os visitantes que cumpram todas as orientações de segurança fornecidas pelas autoridades competentes. Se mantiverem a precaução, diz a entidade, todos podem usufruir do espaço.