É uma organização ambiental focada em soluções, “que sabe que o relógio está a contar e não perde tempo para agir”.
“É tarde demais para ser pessimista. E tanto vocês como o Planeta estão fartos de esperar”. É este o lema da Society Loving The Planet Minho, uma iniciativa da Organização não governamental Loving The Planet, que chega agora à Universidade do Minho e à cidade de Braga. Daí se esclarece as dúvidas sobre os instastories que circularam, na rede social Instagram, ao longo da tarde desta sexta-feira.
O objetivo é, pois, chegar ao maior número de alunos possível e atuar em todas as zonas e em todas as áreas da Universidade, de modo a unir esforços para alcançar a sustentabilidade. Em comunicado, a iniciativa explica a vontade de ser mais práticos e produzir conteúdos fáceis de absorver. Há ainda o foco em reeducar, realçando como é fácil ser mais ecológico e, ao mesmo tempo, mais sustentável através do essencialismo e da consciencialização.
A Society Loving The Planet Minho revela contar já com um protocolo assinado com a Young Minho Enterprise (YME), sendo que também contam com a parceria da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), estando o protocolo, neste momento, em formalização. Para além disso, o comunicado também menciona que a equipa conta já com 15 estudantes de vários cursos, provenientes do campus de Azurém e do campus de Gualtar da Universidade do Minho.
“Queremos dar ferramentas concretas para que cada pessoa possa mudar uma parte do seu mundo, através do foco nos nossos três pilares: praticidade, reeducação e sustentabilidade”, lê-se no documento.