Tyler Rake: Operação de Resgate é o mais recente filme de ação da Netflix que promete tornar-se a maior estreia da distribuidora, com uma projeção de cerca de 90 milhões de visualizações. Entre tiros, explosões e perseguições, ficamos a conhecer o passado e o presente da vida de um mercenário.

Tyler Rake é um mercenário interpretado por Chris Hemsworth, que aceita uma missão para salvar o filho do barão de droga de Bombaim. Ovi (Rudhraksh Jaiswal) é raptado pelo inimigo do pai, barão de droga do Bangladesh e é Tyler que assume a missão de resgate que lhe é atribuída por Nik Khan (Golshifteh Farahani) a sua intermediária.

Tyler Rake: Operação de Resgate

Durante o filme, seguimos o progresso da missão, durante a qual é explorada a relação entre Tyler e Ovi. O filho do barão começa por ficar desconfiado, mas mais tarde acaba por aprender a confiar no homem que lhe promete salvar a vida. Ambos criam uma relação íntima e, durante as suas conversas, ficamos a conhecer mais sobre o passado e os fantasmas de Tyler. Apesar de se mostrar uma personagem corajosa e destemida, percebemos que há um passado que o atormenta.

Tyler Rake: Operação de Resgate envolve o espectador. A forma como está filmado faz-nos sentir que estamos a acompanhar Tyler e Ovi na sua viagem. Alguns ângulos relembram-nos de um videojogo, por serem tão fechados e próximos das personagens.

Pelo seu percurso, os personagens vão encontrando muitos obstáculos e inimigos, sendo que o clima de tensão e ação é constante. A ação desenvolve-se rapidamente e, quando nos apercebemos, estamos no meio do Bangladesh a disparar contra os capangas de Amir (Priyanshu Painyuli), que tem do seu lado a polícia e o exército. O filme segue o género a que está associado com os inúmeros disparos, explosões, confrontos e cadáveres dos quais perdemos a conta. É por isso um filme violento, mas que não nos deixa de marcar pela história que carrega.

Tyler Rake: Operação de Resgate

A longa-metragem foi dirigida por Sam Hargrave e o argumento foi escrito por Joe Russo, baseado na novela gráfica Ciudad (2014). Trata-se assim de uma luta pela sobrevivência de Tyler e Ovi que, por entre cenários amarelados, percorrem a selva e os cantos da cidade de Daca.

Tyler Rake: Operação de Resgate é talvez o filme de ação original melhor conseguido pela Netflix e que surpreendeu pelas cenas de luta e de fuga. As últimas, apesar de longas, foram criadas de forma a parecerem um único plano sequência, o que é sempre um trabalho extremamente interessante. Os cenários são extraordinários e conseguem transparecer autenticidade. É sem dúvida uma ótima forma de passar duas horas dos nossos dias por casa.