A 29 de Maio de 2020, a fadista Cuca Roseta lançou um projeto que já tinha sido gravado no ano anterior. Amália por Cuca Roseta é um álbum intimista e com um conceito bastante interessante.
De um lado, Amália Rodrigues, nascida em 1920. No outro Cuca Roseta, nascida em 1981. O que junta estas duas mulheres (mesmo que não de forma presencial): o Fado.
Amália Rodrigues, A Rainha do Fado, narrava bastante da sua vida nas músicas. Neste álbum, Cuca Roseta, num bonito gesto de agradecimento e de admiração pela obra deixada, decidiu interpretar as músicas de Amália nas quais também se revê/ reviu e que marcaram o seu percurso enquanto fadista. O produto final é uma peça harmoniosa e intimista e uma ode ao género musical português.
A maior parte das letras do álbum são de Amália Rodrigues (à exceção de uma de Luís de Camões, mas que fora interpretada por Amália). Quanto a este aspeto só podemos esperar tudo o que o fado nos lembra: saudade, nostalgia, tristeza, uma exaltação a uma Lisboa que já não existe e amor.
A melancolia só não se torna tão protagonista nas duas marchas (“Marcha do Centenário” e “Marcha da mouraria”). Ainda assim, à falta, este ano, de grandes celebrações dos Santos Populares, confesso também ter deixado alguma saudade – o que não é o efeito que geralmente surte.
Este disco, a par da voz de Cuca, conta com uma guitarra portuguesa (tocada ora por Mário Pacheco ora por Luís Guerreiro), com uma viola de fado (Diogo Clemente) e uma viola baixo (Marino de Freitas). Para além destes sons tipicamente portugueses e indispensáveis no Fado, temos duas surpresas agradáveis.
Em “Barco Negro” há uma entrada agradável da percussão e em duas outras músicas, apreciamos a voz da fadista apenas acompanhada por um piano. Apesar deste instrumento não constar geralmente do reportório do género, foi uma surpresa agradável e bem conseguida.
Calmo, íntimo e de uma qualidade vocal exímia, este álbum é uma paragem obrigatória para qualquer um que aprecie fado. As letras inteligentes de Amália com o toque de musicalidade mais moderna de Cuca Roseta tornam esta experiência bastante interessante. Relembramos o percurso de Amália enquanto ficamos a conhecer o percurso de Cuca Roseta e experienciamos uma homenagem terna é muito especial.
Artista: Cuca Roseta
Álbum: Amália por Cuca Roseta
Editora: Sony Music
Data de lançamento: 29 de Maio de 2020