Primeira metade dominante foi decisiva para a vitória famalicense.

O dérbi minhoto entre Gil Vicente e FC Famalicão deu início, esta terça-feira, à 26.ª jornada da Liga NOS. Em jogo disputado no Estádio Cidade de Barcelos, os visitantes levaram a melhor ao vencerem por 1-3.

Os primeiros minutos da partida ficaram marcados pelo equilíbrio, com as duas equipas a não serem capazes de criar oportunidades de golo. Porém, à passagem do minuto 12, Fábio Martins converteu uma grande penalidade cometida sobre Toni Martinez para colocar os visitantes a vencer.

O FC Famalicão assumiu o controlo do encontro e o perigo voltou aos 23 minutos, quando Denis negou o segundo golo a Fábio Martins. Já ao minuto 34 foi a vez dos gilistas ameaçarem o empate, mas Sandro Lima não foi capaz de concretizar. Mais eficaz, a equipa de João Pedro Sousa voltou a marcar ao minuto 42, por intermédio de Diogo Gonçalves, e as equipas foram para o intervalo com 0-2 no marcador.

Na segunda metade, o jogo tornou-se muito disputado a meio campo e as chances de golo foram praticamente inexistentes. O primeiro momento de perigo surgiu apenas à passagem do minuto 77, quando um cabeceamento de Hugo Vieira terminou no fundo das redes da baliza forasteira e devolveu a esperança para o que restava do jogo aos comandados por Vítor Oliveira.

A vontade do Gil Vicente em chegar ao empate acabou por não passar disso mesmo. Já no período de compensação, o defesa barcelense Edwin Vente desviou um cruzamento de Diogo Gonçalves para a sua própria baliza e estabeleceu o resultado final em 1-3.

Com este triunfo, o FC Famalicão mantém-se na quinta posição, com 43 pontos conquistados. A turma famalicense volta a entrar em campo no próximo dia 19 na receção ao SC Braga, em mais um dérbi minhoto. O Gil Vicente, por outro lado, mantém os 30 pontos com que iniciou a jornada e está em risco de perder o 10.º lugar. Na próxima ronda, os barcelenses visitam o reduto do Marítimo.

Confira os destaques da partida.