O objetivo é incluir os vimaranenses nos festejos sem colocar em causa a saúde pública.

Esta quarta-feira, 24 de junho, o município de Guimarães celebra as comemorações da Batalha de São Mamede. O programa vai seguir as normas de segurança para salvaguardar a saúde pública transmitindo as iniciativas através da internet, em direto. A ideia é “permitir a participação dos vimaranenses nesta comemoração solene”.

Na edição deste ano, a cidade pretende também homenagear todos aqueles que foram cruciais na luta contra a Covid-19. Assim, “serão atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Humanitário aos grupos sociais e profissionais que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19: profissionais de saúde, voluntários e ainda profissionais dos serviços essenciais”, pode ler-se em comunicado.

A programação inicia-se às 10h com o hastear das bandeiras, seguindo-se “uma visita guiada encenada ‘Aqui Viveu Portugal’ pela Astronauta – Associação Cultural, com início no Largo da Oliveira e o final no Castelo”. Por volta da hora de almoço, vai ser transmitida na internet a inauguração da requalificação da Escola Básica de Fafião.

O momento alto do dia acontece ao final da tarde. A Sessão Solene e Aposição de Medalhas Honoríficas vai contar com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e terá início às 18h, no Paço dos Duques de Bragança.