Os Pombinhos é o novo filme de comédia, romance e ação da Netflix, que estreou a 22 de maio. Ainda que a história seja relativamente previsível, a obra oferece vários momentos cómicos, conseguindo ainda deixar-nos a refletir sobre temas sérios da atualidade.

Leilani e Jibran estão juntos há quatro anos e têm gostos e hábitos opostos. Ele gosta de estar em casa a trabalhar e de documentários e curiosidades peculiares. Por sua vez, ela é muito sociável, gosta de sair, de reality shows e de navegar nas redes sociais. O que começa por uma discussão sobre serem ou não capazes de ganhar um reality show torna-se o fim do relacionamento e acaba num assassinato.

Os Pombinhos

Apropriado aos recentes e recorrentes eventos, Os Pombinhos introduz pontualmente lembretes à corrupção, brutalidade e discriminação racial presente no meio policial. “Ele é apenas um racista comum” é dito quando um polícia branco olha atentamente para os protagonistas. Este é apenas um exemplo de como o filme desperta prontamente para temas que ainda assombram a sociedade atual.

O silêncio é algo muito bem trabalhado durante a longa-metragem. Este é tanto utilizado em momentos cómicos como para anteceder cenas de ação, o que proporciona fortes emoções e capta a atenção do espectador. Para além disso, a cinematografia é enriquecida pelo uso de diferentes planos e ângulos numa mesma cena, por exemplo numa simples conversa, o que atribui ritmo e dinamismo à obra.

Os Pombinhos

Simples e eficaz, a comédia é cativante do início ao fim. Os momentos cómicos foram introduzidos perspicazmente ao longo do filme nas quantidades necessárias. O sucesso deste género cinematográfico deve-se muito à visível e natural química entre os atores. Kumail Nanjiani (Jibran) e Issa Rae (Leilani) conseguiram vestir as suas personagens e dar-lhes vida organicamente.

Em menos de uma hora e meia fugimos da realidade e, mesmo assim, somos confrontados com ela. Apesar de a narrativa ter espaço para melhorias, Os Pombinhos ganha pelo riso constante que provoca e pela relação dos protagonistas.