O município assinala os 40 anos do evento no online.

A cidade de Viana do Castelo vai celebrar este ano a 40.ª edição da Feira do Livro de forma distinta. Os meios digitais serão a base para promover o livro e a leitura, fazendo uma posterior evocação a Rúben A., autor sepultado na freguesia de Carreço e cujo centenário do nascimento se assinala em 2020.

As recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) e a não existência de condições para garantir o distanciamento social e a desinfeção dos espaços foram os aspetos que motivaram a decisão de o evento não ser feito nos habituais espaços fechados.

Nesta edição digital, os momentos serão muito distintos entre si. A Feira do Livro disponibilizará uma plataforma digital para venda de edições e publicações municipais e ainda tertúlias/webinares sobre temas associados à promoção do livro e da leitura.

A Feira do Livro terá um espaço dedicado à divulgação de jovens autores. Para isso, será feita a apresentação de uma publicação com os premiados dos últimos cinco anos do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, uma estratégia para o reconhecimento dos autores vianenses e aumentar o estímulo do gosto pela escrita e pela leitura.

O Município de Viana do Castelo espera, tal como se pode ler em comunicado, “em 2021, poder retomar a habitual Feira do Livro no Jardim Público, bem como o programa de animação associado.”