Conquistadores e leões empatam no regresso à primeira liga. Dois golos com erros dos guarda-redes marcam a primeira parte.

O Estádio D. Afonso Henriques foi esta quinta-feira palco do duelo entre Vitória SC e Sporting CP, a contar para a 25.ª jornada da Liga NOS. No regresso à competição, após o período de confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, conquistadores e leões conquistaram um ponto cada, após o empate a duas bolas.

A turma vimaranense assumiu o controlo da posse de bola desde cedo e teve oportunidade de chegar ao golo por Edwards. Apesar da boa abordagem da equipa de Ivo Vieira, o Sporting CP conseguiu estabilizar o ritmo de jogo. Os vimaranenses continuaram a condicionar bem as saídas dos leões, com um bom posicionamento no relvado.

O golo inaugurador da partida chegou aos 17 minutos com um erro inesperado de Douglas. O guarda-redes vimaranense saiu da baliza e, ao tentar dominar a bola, perdeu-a para Sporar. O avançado só teve de encostar para o golo, que foi analisado e validado pelo VAR.

O Vitória SC conseguiu recompor-se e o golo do empate chegou ao minuto 32. Max fez um mau passe para a entrada da área e Joseph recuperou a bola, assistindo João Teixeira que chutou para o fundo da baliza dos leões. O jogador fez o seu nono golo nesta temporada.

Num lance confuso que começou com um roubo de bola de Battaglia a Davidson, João Teixeira entrou de carrinho sobre Eduardo Quaresma e viu amarelo nos descontos do primeiro tempo. Apesar de os dois golos surgirem de dois erros por parte dos guarda-redes, a primeira parte da partida contou com uma pressão intensa do Vitória SC que mostrou um jogo muito interessante.

Sem substituições ao intervalo, o Vitória SC deu o pontapé de saída da segunda parte. Pouco depois do recomeço, Sporar bisou com um golo anulado pelo árbitro assistente, mas validado pelo VAR. Mais uma incursão de Jovane Cabral de fora para dentro, Sporar fintou Douglas e fez o 1-2.

A vantagem leonina durou alguns minutos e os leões continuaram à procura de aumentar a distância no marcador. Ao minuto 67, Davidson tentou encontrar espaço à entrada da área para rematar, mas a bola ficou prensada na defesa e Edwards, no ressalto, empatou a partida em 2-2.

Ivo Vieira mexeu na equipa mesmo depois do empate e levou Bruno Duarte a jogo. Os vimaranenses ficaram reduzidos a dez jogadores aos 75 minutos depois de Joseph travar Jovane Cabral numa saída com perigo do ala e viu o segundo cartão amarelo. O treinador vimaranense voltou a mexer na equipa e lançou Lucas Evangelista e, mais tarde, Suliman no relvado.

Com este empate, o Vitória SC soma agora 38 pontos e fica no sexto lugar. Na próxima ronda, os Conquistadores enfrentam o Belenenses, em jogo marcado para as 19 horas da próxima quinta-feira.