Para além dos 20 semifinalistas, serão resgatados oito.

Viana do Castelo encontra-se entre os semifinalistas da iniciativa 7 Maravilhas da Cultura Popular. O programa da RTP que valoriza a afirmação do património cultural entrou na segunda semana de eliminatória e vai selecionar 20 das 140 pré-candidaturas para as semifinais, que abrangem todo o território nacional.

De entre os sete finalistas do distrito de Viana para o programa, foi a Romaria de São Bartolomeu a escolhida para representar o distrito e a nível nacional. A romaria do concelho de Ponte da Barca realiza-se anualmente entre 19 e 24 de agosto.

Nesta última semana, as emissões diárias tiveram lugar em Marvão, Montalegre, Mação, Ponte da Barca e Santana, onde foram nomeados os semifinalistas dos distritos de Portalegre (A Olaria Pedrada de Nisa), Vila Real (Sexta 13 – Noite de Bruxas), Santarém (Picareto), Viana do Castelo (Romaria de São Bartolomeu) e da região autónoma da Madeira (Fachos). Estas festas populares nacionais juntam-se agora à lista de pré-finalistas, que conta com a Festa da Espiga (Faro), a Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta (Bragança), a Abertura das Talhas (Beja), a Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais (Guarda) e os Bonecos de Estremoz (Évora).

Esta semana, o programa será emitido a partir da Batalha, Murtosa, Góis, Castro Daire e Calhete, onde serão encontrados os semifinalistas dos distritos de Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu e da região autónoma dos Açores.

As duas semifinais das 7 Maravilhas da Cultura Popular, que irão apurar os 14 finalistas, dos 28 semifinalistas, realizar-se-á nos dias 23 e 30 de agosto, em horário nobre na RTP. O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, deixou o apelo a todos os alto-minhotos para apoiarem a Romaria de São Bartolomeu na próxima etapa do concurso, fazendo dela a “melhor de Portugal”.