No âmbito do projeto Bairro C, a Universidade do Minho em conjunto com a autarquia de Guimarães promove sessões de discussão pública e partilha de opiniões.
Durante três dias, a iniciativa Bairro C vai promover sessões de palestra e mesas de debate na Praça Coberta do Instituto de Design, em Guimarães. A decorrer de 22 a 24 de julho, o projeto irá contar com a presença de “convidados conceituados no âmbito da arquitetura, design e fotografia”.
A conferência irá decorrer com a participação do arquiteto italiano Francesco Careri, a artista norte-americana Karen O’Rourke e o arquiteto português Duarte Belo.
Relembre-se que, de acordo com a Câmara Municipal de Guimarães, o Bairro C “é um projeto estruturante, a três anos, alinhado com a estratégia de desenvolvimento do território e com estratégia cultural, perante a visão de futuro sobre a cidade”.
Aquando a apresentação do projeto, a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, explicou a tentativa de reinterpretação do território vimaranense. “Estabelecemos várias ligações, com um pensamento comum sobre o território que se quer diferenciador. Existe uma forma diferente de olhar para a cidade e torná-la atrativa, através de um cruzamento de conceitos que permitem a valorização destes espaços”, esclareceu.
Além disso, a autarquia de Guimarães acrescentou que a “potencialidade do projeto para sensibilizar a população sobre a importância histórica do património industrial e natural na área de intervenção”.