Algumas medidas introduzidas por cidades bracarenses na resposta à covid-19 consideradas inovadoras pela ONU, foram recomendadas num conjunto de políticas, publicado esta terça feira.
Com o título de “Covid-19 num mundo urbano”, o sumário de políticas, citado pela TSF, conta com medidas a serem postas em prática em cidades de todo o mundo. Como tal, tem em vista condições socioeconómicas, oferta de serviços públicos e resiliência para o futuro.
Famalicão possui “apoios para o pagamento de rendas”. Por isso, é o primeiro exemplo no capítulo de “Políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da Covid-19 em configurações urbanas”.
No dia 31 de março, a Câmara de Famalicão apresentou o Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica. Neste, inseriu uma medida de comparticipação municipal de rendas para os agregados familiares que, devido à pandemia, tenham perda de rendimentos.
No que toca aos serviços e condições essenciais para a vida, as medidas de “isenção parcial em tarifas de água, saneamento e resíduos urbanos” aplicados por Braga, merecem a atenção da ONU.
Esposende aplicou a isenção nas tarifas de água, saneamento de águas residuais e de resíduos urbanos para todos os consumidores domésticos.
Lisboa, Sintra e Porto são outras cidades portuguesas enumeradas na lista de políticas e medidas inovadoras, publicada no resumo de políticas da ONU. Cidades como Barcelona, Londres, Nova Iorque, México e Toronto e entre outras, são também outros exemplos mencionados.