Município de Esposende avança com implementação de Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais, estando já a preparar os procedimentos do processo.
De acordo com o comunicado avançado, o equipamento, previsto no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, permitirá dar cumprimento à legislação referente à proibição do abate de animais errantes como forma de controlo. Sendo assim, será possível a recolha dos mesmos, o estabelecimento de apoio clínico, a identificação e esterilização animal, providenciando as melhores condições de vida possíveis até a sua adoção.
“Nos últimos anos, verificou-se uma mudança de paradigma no que toca à proteção e bem-estar dos animais, em particular no que se refere aos animais de companhia.”, afirma a autarquia. E acrescenta: “As alterações legislativas registadas são disso um claro reflexo, nomeadamente no que se refere às competências do Estado e, em particular, das autarquias locais, que são agora desafiadas a assumir uma posição de garantia do bem-estar dos animais”.
O município refere que se têm cumprido os “compromissos assumidos em 2018 no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal” e que se “tem vindo a desenvolver um amplo conjunto de ações e projetos.” A Câmara Municipal de Esposende destaca ainda o estabelecimento de parcerias e protocolos com a ANIESP – Associação Animal de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão, as Clínicas Veterinárias concelhias, a Ordem dos Veterinários e a MIACIS – Proteção e Integração Animal.
Outra das iniciativas implementadas foi as praias para cães. “Agora em época balnear, todos poderão usufruir da companhia dos seus amigos patudos enquanto desfrutam da praia da Ramalha Sul, em Apúlia, e a norte de Suave Mar.” Para além disso, acredita-se que “este projeto tem também forte impacto ambiental e de saúde pública, uma vez que evita o acesso dos animais com detentor a zonas concessionadas.”
Segundo a autarquia, as iniciativas de sensibilização e promoção de adoção levarão, “só este ano, à adoção responsável de 92 animais de companhia, o que demonstra a crescente consciência e sensibilização da população relativamente a esta temática.”