A Associação União, Apoio e Integração aos imigrantes da comunidade luso-brasileira em Portugal, sedeada em Braga, organiza ciclo de palestras de apoio à comunidade no retorno à vida profissional pós-confinamento.
A primeira palestra do ciclo vai ser realizada esta terça-feira, 21 de julho, no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa. Sobre o tema “Novo Mundo, Novos Comportamentos – É preciso se reinventar”, a iniciativa contará com a presença Manuela Cruz e Luís Lameira. Apesar da entrada ser livre, está sujeita a marcação prévia.
Em entrevista à RUM, a presidente da UAI, Alexandra Gomide, explica que a comunidade brasileira em Braga continua a crescer- uma tendência que prevê para 2021 e 2022. A presidente afirmou que, perante o panorama epidémico, parte da comunidade voltou ao país de origem, “mas a maioria permanece, com os empreendedores a retomar a atividade”.
Para além disso, Alexandra Gomide reconhece a surpresa no aumento do “número de pessoas a entrar em contacto, interessadas em vir para Portugal”. De acordo com a presidente, este aumento deve-se ao número de reformados que “procuram esta qualidade de vida” e empresários. “Tem existido muita procura de empresários, para trazer indústrias, inclusivamente”, acrescenta.