O objetivo é orientar e ajudar a caminhar em segurança todos aqueles que pretendem deslocar-se a pé rumo ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, em parceria com a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e os municípios do Cávado – Braga, Terras de Bouro, Vila Verde, Amares, Barcelos e Esposende -, lançou, esta sexta-feira, o Guia do Peregrino.

O trajeto está dividido em sete etapas distintas, desde Fão (Esposende) até S. Bento (Terras de Bouro), num percurso de aproximadamente de 70 quilómetros. No guia encontra-se, para além de orientação geográfica, informações úteis de cariz cultural, ambiental e interpretativa, tais como pontes, igrejas, mosteiros, capelas e santuários. Há igualmente referência a restaurantes, cafés, casas de alojamento local, farmácias e postos de socorro, entre outros pontos de apoio e de interesse. No início, o guia disponibiliza também uma breve contextualização da vida de S. Bento.

Trata-se de um «projeto de peregrinação, não pelo dinheiro que envolveu, mas pelo empenho de todos os que nele participaram». É desta forma que Luís Macedo, secretário-executivo da CIM do Cávado, carateriza o trabalho em causa.

Dois mil exemplares serão distribuídos pelos municípios e, posteriormente, colocados à disposição em locais como postos de turismo e albergues. O guia poderá ainda ser descarregado em formato digital e será criada uma aplicação.

O Santuário de São Bento da Porta Aberta recebe cerca de seis mil peregrinos por ano.