Devido à pandemia da Covid-19, o turismo rural tem tido uma procura acima do normal, ao contrário da hotelaria.

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Câmara Municipal de Braga (CMB) iniciaram, esta semana, o projeto FlashTours. O objetivo é estimular a economia local e aproximar os operadores turísticos dos visitantes.

Em declarações à RUM, o Diretor Geral da ACB, Rui Marques, reforça a ideia central da iniciativa em questão, enfatizando que, ao dar a conhecer os locais mais emblemáticos de Braga, cria-se uma maneira de “estimular a procura” destes serviços e, simultaneamente, impulsionar a economia local.

Sobre a situação turística de Braga, Rui Marques admite que “tudo o que está relacionado com turismo local está com uma procura acima do habitual”. Acrescenta que a hotelaria de maior dimensão, a maioria na cidade dos arcebispos, continua “com baixos níveis de procura”, enquanto que, outros espaços estão “lotados para os próximos meses de Verão”.

Para o Diretor Geral da ACB, a notícia de abertura das fronteiras com Espanha pode “trazer algum alento”, funcionando como um estímulo essencial para a região minhota, pois muitos galegos procuram as cidades do distrito de Braga para atividades de lazer. “No entanto, é fundamental que, ao nível da saúde pública, o número de novos infetados pelo novo coronavírus continue baixo na região”, sublinha.

Neste sentido, nos próximos dois meses, dez operadores turísticos vão criar vídeos, de um minuto, para apresentar 40 pontos turísticos de Braga. Posteriormente, todos os vídeos serão publicados na plataforma VisitBraga e nas redes sociais.