A academia minhota encontra-se entre um universo de 500 instituições de ensino superior a nível global.

No seguimento do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020, a Universidade do Minho surge como uma das melhores universidades do mundo em 18 áreas específicas. A licenciatura em Direito foi classificada como a melhor a nível nacional. A presidente da Escola, Cristina Dias, admitiu ao ComUM que o reconhecimento é uma amostra do potencial apresentado pela instituição.

Relativamente à eleição de melhor licenciatura a nível nacional, Cristina Dias afirmou que “a Escola de Direito está, obviamente, muito satisfeita e orgulhosa por este reconhecimento que traduz o trabalho e empenho de todos os seus docentes e investigadores”. Segundo a presidente, um dos fatores para o sucesso reside no dinamismo, motivação e uma postura voltada para o futuro por parte de equipa de docentes e investigadores. Menciona ainda a qualidade das infraestruturas da Escola e a qualidade dos projetos de ensino do 1º, 2º e 3º ciclos.

De relembrar que apenas duas escolas portuguesas foram selecionadas neste ranking. Cristina Dias admite que não há um “segredo” para elevar a licenciatura a este patamar. “Há muito trabalho, empenho, resiliência, vontade de vencer as adversidades e de alcançar com sucesso os vários objetivos”. Para si este reconhecimento “é uma amostra do que podemos fazer e da capacidade e potencial que temos”, remata.

No que toca a engenharias, a UMinho teve várias licenciaturas congratuladas, como Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica, Engenharia Biomédica ou Biotecnologia. Educação, Nanotecnologia e Psicologia são outros cursos que se destacam a nível nacional.

O Ranking de Shanghai foi criado em 2009 e este ano analisou cerca de 4 mil universidades, em 54 áreas do ensino e investigação. Foram considerados os artigos científicos publicados, o impacto na respetiva área e o nível de colaboração internacional.