A estrutura tem capacidade para 120 metros cúbicos. Para a autarquia, é necessário replicar as estruturas no território, de forma a promover a gestão florestal e a aumentar a eficácia dos meios de combate aos fogos.
O Município de Guimarães inaugurou esta quinta-feira, dia 16 de julho, um novo ponto de água destinado ao apoio para o combate a incêndios. Localizada em Rendufe, a estrutura situa-se numa mancha florestal perigosa, com elevado risco de incêndios. O objetivo é “garantir a segurança das pessoas e dos seus bens, tal como do recurso ambiental precioso que é a floresta”, disse o presidente da Câmara, Domingos Bragança.
Abrindo destaque para o ciclo ecológico no abastecimento do ponto de água, Bragança menciona a capacidade para cerca de 120 metros cúbicos através de energia renovável. O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, destacou a “localização essencial” da nova estrutura e ressalta ainda que “o apoio da Câmara Municipal tem sido essencial”.
“São pontos de água como este que temos de replicar no território”, explicou o autarca. O projeto assume especial importância na normalização das infraestruturas florestais de apoio à prevenção e combate aos fogos nas freguesias vizinhas.
Os pontos de água estão estrategicamente localizados de forma a aumentarem a eficácia dos meios de combate e promoverem a gestão florestal.