Half Written Story é o segundo EP da cantora e atriz Hailee Steinfeld. Lançado a 8 de maio de 2020 com a editora Republic Records, o projeto começou a ser gravado depois da série de televisão Dickinson ter terminado.
O título Half Written Story surgiu pois conta metade de uma fase da vida em que a artista se sentia frustrada, perdida e sem a família. É notório todo um desconcerto. É um EP muito humano e recheado de toda uma junção de músicas para o suposto ex-namorado, Niall Horan, ex-integrante da banda de Pop One Direction.
As atuações ao vivo são um foco neste projeto. No primeiro da cantora, Haiz, afirmou não conseguir ser autêntica nas performances ao vivo uma vez que envolviam muito movimento e isso não se encaixava no pretendido. Despir as músicas é a melhor forma de representar a forma como quis compor.
“I Love You’s” –o primeiro tema – é genuíno e enfatiza o facto de termos de estar bem depois de terminar uma relação. Importa estar num estado de saúde mental estável e tornarmo-nos nós, conhecermo-nos. A cantora pretende retirar e dar o melhor de si para depois o passar para outra pessoa. Não se pode estar num momento de “I love you’s” com alguém estando-se mal.
“Your Name Hurts” é sobre alguém que nos percorre a mente. Ver sempre alguém e não conseguir evitar isso. É como se o nome dessa pessoa estivesse em todo o lado e em qualquer coisa.
Já “End This (L.O.V.E)” foi baseada num acrónimo que Hailee afirmou tanto querer fazer. A ideia era ser algo diferente mas a palavra love voltou. Possui um significado contraditório tal como é visível na letra “L is for the way you lied to me O is I’m the only one who sees that V, you’re so vindictive, so I’ll be vicious And E-N-D this L-O-V-E, love, love”.
“Man Up” é baseada em conversas que teve com a família, especialmente com o pai. Depois de ver a fundo a relação com a pessoa que é a base de todo o EP, o pai da artista diz que esta pessoa tinha de “man up”. A música descreve todo este processo. É algo diferente do que a cantora costuma fazer. É novo e refrescante.
“Wrong Direction” é sem dúvida uma menção direta ao integrante da ex-banda Pop, One Direction, Niall Horan. “Wrong” pois a relação foi tomada num rumo que não o pretendido e não no “one direction”.
A cantora sente-se num intermédio de sentimentos. Procura amor mas ao mesmo tempo foge dele para se continuar a encontrar a ela.
Deixou a mente sentir o que queria para todo o mundo ouvir. É de salientar a confiança e honestidade que trás em cada letra. É pessoal, é o EP mais “ela”. Futuramente a segunda parte da história voltará fazendo do EP um álbum completo.
Artista: Hailee Steinfeld
Álbum: Half Written Story
Editora: Republic Records
Data de lançamento: 8 de maio de 2020