Quatro meses depois de ter sido declarado estado de pandemia à Covid-19, o estabelecimento de saúde não tem nenhum infetado internado nas suas instalações.

Desde o início da pandemia, o Hospital de Braga contabilizou 249 doentes internados por COVID-19, num total de 921 casos registados como positivos. Atualmente, encontra-se sem doentes internados com o vírus.

De acordo com o comunicado emitido, o estabelecimento de saúde encontra-se sem doentes internados com COVID-19. “No sentido de continuarmos a responder eficazmente a todos aqueles que necessitem de cuidados de saúde, o Hospital iniciará, muito em breve, um reforçado Plano de Contingência para o Inverno”, revelou a instituição.

O Plano de Contingência “será delineado tendo como principal objetivo um trabalho conjunto para a prevenção e minimização dos efeitos negativos que a época por si só já acarreta.” Tendo em conta as orientações do Ministério e da Direção-Geral da Saúde, o estabelecimento está a retomar a atividade normal, em todas as diferentes áreas assistenciais, “através da prestação de cuidados de saúde de proximidade e em segurança”.

Desta forma, o Hospital de Braga divulga que, desde o dia 1 de maio até dia 19 de julho, foram realizadas 96.685 consultas (19.517 primeiras consultas e 77.168 consultas subsequentes), 5.047 cirurgias (3.023 em ambulatório e 2.024 em convencional), 14.321 sessões em Hospital de Dia e 646.860 meios complementares de diagnóstico e terapêutica nas diferentes especialidades.