Mais de 160 estudantes submeteram-se à realização do exame fundamental para o ingresso num curso superior no IPCA.
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave abriu 58 vagas, no seguimento do novo concurso especial de acesso para alunos das vias profissionalizantes. A medida designa-se REDE NORTE e faz parte da Associação de Politécnicos do Norte (APNOR). O objetivo passa por aumentar a adesão dos estudantes a cursos do Ensino Superior.
A apresentação das candidaturas para o ano letivo 2020/2021 deve ser realizada pelos estudantes através do portal da DGES, num prazo ainda a definir. De forma a ingressar num curso, os candidatos têm de reunir, no mínimo, 10 valores no exame de avaliação. Além do IPCA, as instituições integrantes da REDE NORTE são os Politécnicos de Bragança, do Porto e de Viana do Castelo, além da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Organizado por uma comissão constituída por docentes do ensino superior e do ensino profissional, o exame tem a duração de 120 minutos, à qual acresce uma tolerância de meia-hora. Divide-se em duas partes. Primeiro, um módulo de Português e, depois, um módulo específico de Biologia, Economia, Matemática, Psicologia ou História e Cultura das Artes.
Os politécnicos da REDE NORTE receberam mais de mil candidaturas para a realização das provas de ingresso imprescindíveis à progressão do ciclo de estudos. Hoje, no IPCA, cerca de 160 estudantes de cursos profissionais e artísticos especializados submeteram-se à prova de avaliação.
O novo concurso especial de ingresso foi criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 abril, alterando e republicando o Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho. Tem em conta os estudantes dos cursos de dupla certificação do nível secundário e dos cursos artísticos especializados.