A prova tinha data prevista para 1 a 6 de setembro em Viana do Castelo e Esposende.
A Federação Internacional de Canoagem (ICF) cancelou a realização do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar 2020. A competição iria decorrer nas cidades minhotas de Viana do Castelo e Esposende, entre 1 e 6 de setembro. A decisão, tomada pelo organismo internacional e com a Federação Portuguesa de Canoagem e a Nelo, deve-se às condicionantes impostas pela pandemia da Covid-19.
“Dadas as atuais condicionantes provocadas pela pandemia da covid-19, o organismo internacional (ICF) entendeu, em conjunto com a organização local, Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e a Nelo, ser esta a melhor solução para o momento atual”, refere a FPC em comunicado oficial. Apesar do cancelamento internacional, a organização adianta que está a ser ponderada a realização, nas mesmas datas, de uma competição de canoagem de mar, estando esta decisão dependente do consentimento das autoridades nacionais de saúde.
A Federação Internacional de Canoagem cancelou ainda os Mundiais de Slalom sub-23 e de juniores agendados para abril de 2021, na Nova Zelândia. Também o congresso anual da ICF, previsto para dezembro de 2020, em Manila, foi adiado.
Apesar dos cancelamentos de distintas provas em diversas especialidades da canoagem, decididos em várias fases desde março, a ICF espera manter algumas provas. As Taças do Mundo de velocidade e paracanoagem, em setembro, na Hungria, e a de águas bravas, em outubro, em Espanha, ainda continuam no calendário definido.