A apresentação do livro insere-se no contexto da 40ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu, na sexta-feira, dia 24 de julho, José Eduardo Agualusa. O escritor apresentou o mais recente livro, intitulado “Os vivos e os Outros”.

A obra que que coloca em causa a fronteira entre a realidade e a ficção, conta com o regresso de Daniel Benchimol, personagem presente em outras obras do autor como “A Sociedade dos Sonhadores Involuntários” e “Teoria Geral do Esquecimento”. A história desenrola-se numa mágica ilha de Moçambique, onde decorre um festival literário que reúne trinta escritores africanos e, na sequência de um evento trágico e de uma grande tempestade, permanecem isolados durante sete dias.

Perante um cenário semelhante ao que se viveu durante a quarentena nacional, subentende-se a origem da inspiração para o romance que, tal como o autor, ficou confinado à espera da reabertura das livrarias. O lançamento do livro estava previsto para o mês de abril.

A 40ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, que se prolonga até 1 de agosto, continua com uma programação de relevo, embora adaptada aos constrangimentos provocados pela pandemia. As próximas apresentações serão os livros “A toit ouvert”, de Deolinda Silva, dia 30 de julho, e “Prémio Escolar António Manuel Couto Viana”, dia 31 de julho. Ambos os livros foram editados pela Câmara de Viana do Castelo e o último terá transmissão em direto nas páginas do Facebook da Biblioteca e da Câmara Municipal.