Nikolaj Waldau celebra esta segunda-feira, dia 27 de julho, 50 anos. O ator é essencialmente conhecido por representar Jamie Lannister, na série A Guerra dos Tronos. Para além de ator, o dinamarquês trabalha como produtor, roteirista e é amante de boas causas.

Estudou entre 1989 e 1992 na Escola de Teatro Nacional na Dinamarca e foi no seu país de origem que foi reconhecido o seu talento. Estreou como Laerte em Hamlet, mas foi o seu papel no filme Nattevagten (1994) que o levou ao estrelato. Mais tarde, Nikolaj Waldau trabalhou como ator e co-escritor no filme Simon Staho’s Wildside (1998). Posteriormente, passou a trabalhar na Europa em cinema e televisão e, em 2001, aventurou-se e atravessou o oceano até aos Estados Unidos da América.

DR

Por terras pouco familiares começou por trabalhar em Cercados (2001) e depois em Enigma (2001). Em 2005 foi convidado para trabalhar no épico filme de Ridley Scott, Reino dos Céus. No ano seguinte, estrelou no filme Firewall. No mundo das séries começou em New Amesterdam e depois, em 2011, entrou no elenco da memorável série A Guerra dos Tronos como Sir Jaime Lannister, papel pelo qual é extremamente conhecido. Foi com esta personagem que venceu os prémios Primetime Emmy Award, Screen Actors Guild Award, Critics’ Choice Television Award, Saturn Award e nomeações ao People’s Choice Award.

Mais recentemente, marcou presença nos filmes Não Há Duas Sem Três (2014), Os Deuses do Egito (2016), Shot Caller (2017), Domino – A Hora da Vingança (2019), Gone Hollywood (2019) e The Silecing (2020). Além dos papéis que representou no cinema americano, o ator não se afastou da sua terra Natal e continua a assinalar os ecrãs dinamarqueses. Em 2019 participou no drama Selvmordsturisten e este ano é protagonista em Krudttonden. Deste modo, caminha constantemente entre dois mundos, ora nas produções dinamarquesas, ora nos grandes ecrãs da América.

Nikolaj é reconhecido exclusivamente pela sua interpretação de Jamie Lannister, mas fica clara a sua dedicação e capacidade de se adaptar aos papéis que lhe são atribuídos. No próximo ano, o ator vai participar no filme dinamarquês Smagen af sult. Para além do seu impacto na indústria cinematográfica, longe dos ecrãs, é um embaixador presente da Cruz Vermelha Dinamarquesa e das Nações Unidas.