Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa decorreram esta quarta-feira, dia 29 de julho, no Coliseu dos Recreios. De entre os vários nomeados, destacaram-se Lena D’Água, Capitão Fausto e Camané e Mário Laginha, com duas vitórias cada.

A gala, apresentada por Filomena Cautela e Inês Gonçalves, honrou e premiou os artistas que mais sobressaíram no ano de 2019. O prémio Vodafone Canção do Ano, votado pelo público, foi entregue aos Capitão Fausto, com a música “Amor, a Nossa Vida”. Para além desta, a banda levou também a estatueta de Melhor Grupo.

Ao lado de Capitão Fausto, igualou-se, com dois prémios, Lena D’Água, nas categorias de Melhor Artista Feminina e Prémio da Crítica. O mesmo aconteceu com a dupla Camané e Mário Laginha, nas categorias de Melhor Álbum e Melhor Álbum de Fado, com o disco Aqui Está-se Sossegado.

A cerimónia dos Prémios PLAY contou com várias performances pré-gravadas, devido aos constrangimentos da Covid-19. Entre estas, destacaram-se as atuações de Lena D’Água e os duetos de ProfJam com Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau com Diogo Piçarra, Papillon com Murta, Camané com Mário Laginha, Fernando Daniel com Tainá, e Bárbara Bandeira com Kasha.

No meio de tantas surpresas, houve ainda espaço para homenagens. Os Xutos & Pontapés foram congratulados com o Prémio Carreira e, perto do final da noite, Camané e pelo piano de Mário Laginha homenagearam José Mário Branco, um dos mais importantes músicos e compositores portugueses, com uma performance.

Confira a lista de vencedores na galeria: