18 vitórias, seis empates e 10 derrotas fecham as contas dos Gverreiros do Minho no campeonato 2019/2020.
Na última jornada da Liga NOS, o SC Braga recebeu, este sábado, o já campeão nacional, FC Porto. Num jogo em que a ida aos balneários foi essencial para os bracarenses, a vitória por 2-1 garantiu o terceiro lugar no campeonato e a qualificação direta para a Liga Europa.
Os dragões entraram mais dominadores e, na primeira ocasião de perigo, abriram o marcador. Otávio lançou Corona que, no limite da linha de fundo, conseguiu atrasar para o desvio de Matheus Uribe.
Depois do golo, o jogo acalmou, com os azuis e brancos a terem sempre mais bola e os minhotos a terem dificuldades para reagir. Os pupilos de Sérgio Conceição ainda se conseguiram aproximar da baliza de Matheus com algum perigo, mas as tentativas foram todas negadas pela defesa bracarense. Aos 48 minutos, os portistas chegaram, novamente, ao golo, por intermédio de Sérgio Oliveira, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
No regresso dos balneários, os bracarenses empataram a partida. À entrada da área, de primeira, Ricardo Horta aproveitou uma bola proveniente de um mau corte dos dragões e fez o 1-1. Os visitantes responderam de seguida, através de Otávio, mas Matheus evitou que a equipa azul e branca se voltasse a colocar na frente do marcador.
Os Gverreiros do Minho entraram decididos a mudar o rumo do jogo e, pouco tempo depois, Paulinho testou a atenção de Diogo Costa. Com o pé no acelerador, na ressaca de um canto e no frente a frente com o guardião azul e branco, Fransérgio esteve perto de colocar a sua equipa na frente, mas Diogo Costa foi superior.
Poucos minutos depois, o capitão bracarense voltou a tentar a sua sorte e fez mesmo o gosto ao pé. A primeira tentativa foi ao poste, mas a segunda só parou no fundo das redes. Na segunda metade, os papéis inverteram-se: o SC Braga foi a equipa mais dominadora e o FC Porto esteve com dificuldades em dar resposta. A 18 minutos do fim, Ricardo Horta só teve Diogo Costa pela frente, mas o jovem guardião negou mais um tento aos Gverreiros do Minho. O resultado final foi de 2-1.
Depois da derrota do Sporting CP frente ao SL Benfica, o SC Braga termina a Liga NOS no terceiro lugar da tabela classificativa, com 60 pontos. Na época 2019/20, os bracarenses conseguiram vencer a Taça da Liga, chegar aos 16 avos de final da Liga Europa e aos oitavos de final da Taça de Portugal.
Recorde ainda: FC Famalicão empata e diz adeus ao sonho europeu