Transportes Urbanos de Braga (TUB) adquirem os autocarros através de um investimento de 3,2 milhões de euros que aumenta para 13 o número de veículos em Braga.
As novas viaturas elétricas foram conhecidas este sábado. A apresentação ocorreu no Altice Forum Braga, contando com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Os sete novos autocarros vão circular nas linhas 74 (Camélias – Hospital) e 96 (Hotel Lamaçães – E. Leclerc), que no ano passado transportaram quase 1 milhão e 500 mil passageiros.
De acordo com Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga, os TUB “são uma referência nacional na operação elétrica de autocarros de transporte público de passageiros”. Adianta ainda que “os TUB são um exemplo de um crescimento contínuo e sustentado ao longo dos últimos seis anos.”
O autarca acrescenta que a “empresa tem feito um percurso verdadeiramente notável no setor que se traduz, ano após ano”. Elogia o aumento de passageiros, no aumento de receita, na redução de custos de operação e manutenção e nos “números excecionais no desempenho e cumprimento das obrigações sem que, para isso, seja necessário penalizar os utilizadores com aumento de tarifários.”
De acordo com Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, “nos últimos dois anos a utilização destas viaturas permitiu uma redução do consumo energético em 75% e uma diminuição em mais de 100 mil euros dos custos em energia, o que representa uma poupança de 68%.” O dirigente assinala também “a redução de emissão de 347 toneladas de CO2 para a atmosfera urbana.”
Em outubro de 2019, Teotónio Santos declarou que, através da medida, os TUB passariam assim a “ter uma percentagem superior de autocarros elétricos”. Como em Lisboa e Porto.
De salientar que esta aquisição integra-se na candidatura Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos 2020. O programa prevê a renovação da frota de veículos de transporte público de passageiros.