O ranking define o curso de Direito como o melhor do país. Em análise esteve também a área da investigação.

A Universidade do Minho conquistou o top 500 das melhores instituições do ensino superior, a nível mundial, em 18 áreas científicas distintas. Segundo o Ranking de Shanghai, um dos mais prestigiados rankings internacionais, a UMinho lidera o patamar nacional com o melhor curso de Direito.

Na área da Ciência e Tecnologia Alimentar, a academia minhota situa-se no top 75 e, em Engenharia Civil, no top 100. As áreas de Educação e Psicologia e Nanociência & Nanotecnologia partilham ainda o top 400.

A avaliação reconhece ainda 12 domínios do ensino e investigação. Nas engenharias, destaca-se Biomédica no top 150, Biotecnologia no top 300, Engenharia Mecânica e Engenharia Electrónica no top 400, Engenharia Química e Engenharia e Ciências da Computação no top 500. Abre-se ainda destaque para Economia e Ciência Política, ambas no top 400, na área das Ciências Sociais. As Ciências Farmacêuticas pertencem ao top 500, bem como a Física e as Ciências Agrárias.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects foi criado em 2009 e, na edição de 2020, colocou em análise mais de quatro mil universidades de todo o mundo, em 54 áreas do ensino e investigação. Em consideração, estiveram indicadores como os artigos científicos publicados, o impacto na respectiva área e o nível de colaboração internacional.

Já no ano passado, a UMinho alcançou o top 75 mundial em duas áreas: Engenharia Civil e Ciência e Tecnologia Alimentar. Marcou ainda presença no ranking com mais nove áreas.