A iniciativa foi transmitida nas redes sociais do grupo cultural e contou com a participação da TAIPCA (Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

Realizou-se, este sábado, a 18.ª edição do Vozes Sobre a Cidade. Ao contrário dos anos anteriores, o CAUM (Coro Académico da Universidade do Minho) teve de se reinventar e criou um evento online.

Para a realização do evento, a presidência do CAUM explicou ao ComUM que, para o evento se manter emblemático num ano atípico foi preciso “encurtar a distância e tentar manter o espírito entre os coristas”. Além disso, a instituição esperava “poder verificar a resiliência do CAUM”.

Durante a tarde, o destaque foi para os maestros. Fernando Lapa, Rui Paulo Teixeira e Sílvio Cortez criaram um clima de nostalgia e recordações sobre edições anteriores e lançaram as atuações que se seguiram.

Os ecrãs tornaram-se, por poucos minutos, as escadas do Bom Jesus. Ao som de “O Galo É Dono Dos Ovos”, de Sérgio Godinho, a TAIPCA abriu o palco virtual com o seu arranjo. Apesar da distância, a música uniu os diferentes intérpretes da tuna minhota.

No intervalo entre as atuações do dia, o evento lançou dois vox-pop. O primeiro teve como protagonistas os mais recentes coristas do CAUM e pouco depois, o destaque foi para os antigos e atuais integrantes do grupo, que falaram de alguns dos momentos que marcaram as edições anteriores.

Para terminar o XVIII Vozes Sobre a Cidade, o grupo anfitrião, o CAUM, cantou o habitual arranjo de “A Gente Vai Continuar”, de Jorge Palma. A presidente do grupo coral da academia minhota, Inês Mouroa, assumiu que “sem os nossos parceiros habituais e a participação dos coristas não seria possível realizar este evento”.

Houve ainda espaço para as mensagens institucionais de Inês Mouroa, presidente do CAUM, Vítor Balazar Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português de Desporto e Juventude, Rui Oliveira, presidente da AAUM e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.