A medida justifica-se pelo elevado número de candidatos no concurso nacional e, por outro lado, pela previsível diminuição de estudantes internacionais.

As universidades e institutos politécnicos vão poder atribuir vagas destinadas aos alunos internacionais a candidatos através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A decisão foi anunciada esta quinta-feira pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

Durante a conferência de imprensa sobre a reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira a medida foi justificada pela grande quantidade de candidatos ao Ensino Superior, que ultrapassa os 62 mil. Por outro lado, também pela expectável diminuição de estudantes internacionais devido ao novo coronavírus.

“Tivemos no concurso nacional de acesso o maior número de candidatos desde há muitos anos”, explica a ministra. Por isso, o Governo “resolveu que as instituições de ensino superior podem usar essas vagas para o concurso geral de acesso”.