O objetivo da construção do espaço é combater o abandono de animais.
Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, defende a ideia da construção de um canil intermunicipal na região do Cávado. “Tem de haver uma resposta mais abrangente e articulada”, defende, em declarações à RUM.
O autárquico considera que tem havido um aumento do número de animais desabrigados no concelho. No entanto, “não são os cidadãos de Braga que têm agora um índice de abandono maior”, culpando assim os habitantes de municípios vizinhos pela situação.
Para o vereador, “as pessoas que abandonam os animais querem lavar a alma. Como sabem que as políticas animais de Braga são das melhores que existem em Portugal, as pessoas vêem que aqui o abandono terá outro acompanhamento, diferente do que teria num outro município que não tem estas políticas tão avançadas”.
Assim sendo, e por existirem municípios ainda sem nenhum canil, Altino Bessa, encarregado da pasta da Política Animal, defende que “tem de haver uma resposta mais ao nível da Comunidade Intermunicipal do Cávado”. O vereador relembra e conclui que a proposta já tinha estado em cima da mesa, anteriormente.