O que acontece quando 20 músicos portugueses se juntam durante a quarentena? Um excelente álbum. Mantendo a distância social, as músicas foram passando de casa em casa até ser criado o produto final. Capitão Fausto, Rapaz Ego, Luís Severo, os ZARCO, BISPO e Reis da República são alguns nomes presentes em Cuca Vida.

Lançado no dia 26 de junho, é o primeiro projeto feito por membros e colaboradores da editora Cuca Monga e traz consigo 9 novas músicas, incluindo o singleTou na Moda”. É inovador e cheio de vida pela junção dos vários estilos musicais.

Sem Razão” é a primeira faixa e dá a conhecer ao ouvinte perfeitamente o que é este projeto. Apesar da criação sem razão aparente, surge, no fundo, do aborrecimento da quarentena e do desejo de criar e manterem contacto entre os grupos da editora: mesmo que fisicamente separados.

A música seguinte é “Tou na Moda” e segue no registo da faixa anterior. Animada e mantendo o registo humorístico, conta com um flow e letra um pouco aleatórias. Faz,  inclusive, referencias denotadas a encontros e à aplicação Tinder através da repetição da expressão “swipe left”.

O álbum inclui também dois interludes: “Celular 4” e “Celular 8”. Com pouco mais de 20 segundos cada, as faixas dão acesso a partes de chamadas realizadas durante a criação do projeto.

“Casa Andante” é a 11º faixa e merece especial atenção. Quebra o ritmo e é a mais coesa, do início ao fim. A balada centra-se na mudança da vida devido à pandemia que afetou o mundo. Enquanto nas outras faixas era liricamente engraçado ouvir o que era dito, nesta há quase uma reflexão forçada sobre a vida e a interação em sociedade que se traduz numa poesia corrida acompanhada por um leve piano. A grande conclusão? “Pois aprender a estar connosco / É aprender a estar com todos/ E em todos”.

O álbum fecha com “Os Amigos”, uma dedicação direta à amizade entre os artistas que tornou possível este projeto musical. É também o relembrar de como as diferenças entre eles é o que permite traçar o destino e o percurso que irão seguir juntos. Este final assemelha-se, na verdade, a uma fábula. Na letra são enumerados vários animais amigos que formam uma história com uma lição por detrás: “se concorda com o amigo/ Mas também se há discórdia sobreviver”.

Cuca Vida é, sem dúvida, um dos melhores álbuns portugueses de 2020. Este novo conjunto, repleto de músicos talentosos, tem um potencial promissor e com certeza irá entregar excelentes projetos no futuro.