A coleção inclui sweat, calças de fato de treino, golas e máscaras.

GOKÄ é o nome da coleção cápsula criada pela empresa têxtil MO Tex, situada em Fradelos, no concelho de Vila Nova de Famalicão. A coleção engloba uma sweat com gola incorporada, que substitui a máscara e filtra a 99%, calças de fato de treino e máscaras.

Márcia Oliveira, gerente da empresa, procurou criar algo novo, aliando a moda ao conceito de proteção. Com este intuito e o de chegar aos vários hábitos dos consumidores, criou “uma coleção que conjuga padrões e cores”, assumiu à RUM.

“Todas as peças de vestuário têm a particularidade de ter um acabamento antivírico. A fibra têxtil conta com um químico, já testado em laboratório, que confere uma ação de neutralização do vírus”, explicou Márcia Oliveira.

A gola de proteção agregada à sweat, na zona frontal que ajusta ao rosto, tem incorporada “uma nanofibra que tem capacidade de filtração acima dos 99%, garantindo ainda elevada respirabilidade”. “Trata-se de uma fibra de características singulares, cujo filamento tem um diâmetro cem mil vezes menor que um fio de cabelo”, referiu.

A gerente acrescentou ainda que “a membrana de filtração tem um efeito muito eficaz ao nível da poluição e das alergias ao pólen”. Aliado a isto, “tem um efeito de filtração para a respiração”, sendo que para a prática desportiva “é extremamente eficaz”.

A tecnologia está já a ser testada, em França, para o combate à Gripe A (vírus H1N1) e o relatório, que confirma o combate à Covid-19, deverá estar finalizado em setembro. A GOKÄ tem data prevista de chegada ao mercado no início do Outono, estando disponível nas lojas multimarca e online.