O evento vai realizar-se pela primeira vez no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Devido à pandemia, o festival Festa do Jazz reinventou-se para puder continuar a ajudar e incentivar ta comunidade artística. Deste modo, será feita uma recolha de donativos através do website da Associação Sons da Lusofonia, que revertem a 100% para o fundo.

Pela primeira vez, o evento conta com a parceria da RTP Palco. Assim, o Pequeno Auditório vai receber vários artistas entre eles Tomás Marques Quarteto, Andy Sheppard Costa Oeste. Além disso, estarão presentes projetos como “Volúpias”, de Gabriel Ferrandini, e “The Sound Of Desire”, de Ricardo Toscano.

Em especial destaque está a atuação de Mali M´Buli Baaba em homenagem a Bernardo Sassetti, no ano em que celebraria 50 anos, assim como a sessão de encerramento no dia 13 de setembro, pelas 22H00, com Maria João e Carlos Bica.

Além dos concertos, A Festa do Jazz 2020 volta a incluir na sua programação o Encontro Nacional de Escolas, permitindo que os jovens talentos do jazz nacional possam mostrar o seu trabalho. No dia 12 de setembro, haverá ainda o lançamento do novo “Livro Festa do Jazz”, com presença de José Dias, Gonçalo Frota e Carlos Martins.

Tal como tem acontecido nas edições anteriores, serão atribuídos os Prémios RTP / Festa do Jazz consolidando a parceria entre a Associação Sons da Lusofonia e a RTP, que promove a música improvisada portuguesa e dá a conhecer ao público os melhores músicos nacionais de cada ano.

Todos os conteúdos da Festa do Jazz 2020 vão estar disponíveis na plataforma da RTP Palco e os concertos serem transmitidos em direto.