A atleta conseguiu a primeira vitória portuguesa na competição e entrou no ranking WTA.

Matilde Jorge, que disputou o primeiro torneio internacional da temporada, venceu, esta quarta-feira, a qualifier Helene Pellicano, 1180.ª classificada na Women’s Tennis Association (WTA), com os parciais de 6-2 e 6-1. A partida, que decorreu durante cerca de uma hora, assegurou a estreia da atleta no ranking WTA.

A atleta vimaranense soma já três vitórias em torneios da Federação Internacional de Ténis, duas no ano passado em Lousada e Santarém, pelo que precisava apenas de mais uma vitória para entrar no ranking WTA. Para alcançar este nível, as jogadoras precisam de ultrapassar uma ronda em três torneios diferentes ou somar 10 pontos, equivalente à conquista de um título, num só evento.

“Estou muito contente por ter conseguido o meu terceiro ponto e por entrar no ranking. Tive mérito em ganhar, hoje joguei bem, foi superior e consegui uma boa vitória. Não estava com a pressão de ganhar para conquistar o ponto, mas sabia que se o fizesse atingia este objetivo e estou muito feliz”, revelou Matilde Jorge à imprensa.

A tenista foi a primeira a conseguir uma vitória portuguesa na Oeiras Magnesium-K Active Cup e carimbou o nome na segunda eliminatória. Por outro lado, a irmã, Francisca Jorge, ficou fora da prova após perder na primeira ronda de singulares da competição, mas apurou-se para os quartos-de-final na vertente de pares.