Barcelenses regressam à competição 12 anos depois.
A saída das equipas italianas da Liga Europeia permitiu a abertura de três vagas para a fase de grupos da prova. OC Barcelos, US Coutras e Genéve RHC foram os clubes que mais beneficiaram da decisão do AW Lodi, HC Forte dei Marmi e GSH Trissino de abdicarem da presença europeia e vão disputar a fase de grupos de 2020/2021, confirmou a World Skate Europe – RH.
O organismo responsável pelo hóquei em patins europeu começou por pedir às federações da Suíça, da França e da Alemanha para indicarem equipas para preencherem as vagas, mas só os dois primeiros países responderam à solicitação. A World Skate Europe – RH continuou a procura e, desta vez, as federações da Suíça, da Inglaterra e da Áustria foram as escolhidas para indicarem clubes, mas sem efeito. A escolha acabou por recair sobre o OC Barcelos, depois do organismo voltar a passar os olhos pelo ranking.
Os barcelenses juntam-se, assim, a SL Benfica, UD Oliveirense, FC Porto, Sporting CP. Na última presença na prova, em 2008/2009, os pupilos de Rui Neto somaram uma vitória e cinco derrotas e caíram na fase de grupos. De ressalvar que a turma de Barcelos já venceu a competição, em 1990/1991, ainda no formato de Taça dos Campeões Europeus.