O filme, maioritariamente filmado em Braga, chega às salas de cinemas a 17 de setembro.
A mais recente obra do realizador bracarense José Oliveira, Os Conselhos da Noite, estreia a 17 de setembro, depois de uma antestreia de sessão única no Fantasporto, no início de março. O filme é protagonizado por Tiago Aldeia e conta com a participação de pessoas da cidade e da região.
Os Conselhos da Noite tem um argumento de José Oliveira e de João Palhares, também ele bracarense. A narrativa acompanha a vida de Roberto, um jornalista de formação e escritor de ficção, que regressa a Braga depois de dois anos no Alentejo e de ter vivido a maior parte da sua vida na capital. Trata-se de uma história de desencantamento pela profissão e uma mistura de sentimentos nostálgicos por voltar à cidade-natal.
O filme que assume Braga como palco principal foi gravado há mais de um ano e inclui, no elenco, artistas da cidade, dos quais se destacam os músicos Adolfo Luxúria Canibal e Filipe Palas. O Mosteiro de Tibães e a Sé de Braga são alguns dos cenários que compõem a história.
Em entrevista ao ComUM, o realizador confessa que a cidade dos arcebispos tinha uma “imagem injusta” para as pessoas dos grandes centros e, por isso, queria devolver algo da cidade, “tanto do seu presente como da sua história, uma nova visão muito menos acanhada”.