Cidade faz homenagem póstuma ao piloto.
A Câmara Municipal de Esposende vai atribuir uma Medalha de Honra a Paulo Gonçalves, piloto natural da cidade, que morreu durante a 42ª edição do Rali Dakar. O título póstumo foi decidido, esta quinta-feira, por unanimidade na reunião do executivo e vai ser atribuído a 19 de agosto, no dia do Município.
Paulo Gonçalves morreu, aos 40 anos, depois de uma queda na sétima etapa do Rali Dakar, numa prova realizada em Layla, na Arábia Saudita. Antes da sua morte, o piloto já tinha sido galardoado com vários prémios atribuídos pela sua cidade natal.
A Medalha de Mérito Desportivo do Município, em 2003, as várias distinções na Gala de Mérito Desportivo e ainda a homenagem quando o piloto alcançou o título de Campeão do Mundo de Todo o Terreno em Motociclismo, em 2013, são alguns dos momentos em que a cidade de Esposende resolveu premiar o atleta.
A atribuição da medalha reconhece o “relevante contributo para o desenvolvimento desportivo” e “para o engrandecimento e prestígio do concelho de Esposende” que o piloto proporcionou à cidade, afirmou a autarquia. A “mais alta distinção” do município realça ainda a “determinação, o espírito de ajuda e de firmeza de caráter, o altruísmo e dedicação” do piloto, que faleceu em janeiro deste ano.