A iniciativa Twenty21 tem por vista a seleção de 20 coreógrafos emergentes na Europa, criando a oportunidade de estes apresentarem os seus trabalhos num festival em 2021. A Oficina, de Guimarães, é parceira do projeto.

A Aerowaves, plataforma europeia focada na descoberta de talentos da dança, conta com uma rede de 45 parceiros dispersa por 33 países europeus. Neste momento, está a decorrer uma chamada aberta para artistas europeus, com vista a selecionar 20 talentos. Os selecionados pisarão o palco do festival Spring Forward no próximo ano, de 6 a 9 de maio, em Elefsina.

Para além da cidade grega, que será a Capital Europeia da Cultura em 2021, os 20 apurados vão ainda apresentar-se nos palcos de 27 dos 45 parceiros da rede Aerowaves, entre os quais está “A Oficina”, projeto artístico vimaranense responsável por equipamentos culturais como o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

A seleção da Aerowaves, apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, conta anualmente com centenas de candidaturas, entre as quais já foram selecionadas propostas portuguesas.

Os artistas que apresentaram candidaturas em anos anteriores podem voltar a fazê-lo, contudo com uma nova criação e cumprindo os critérios de elegibilidade. Excecionalmente este ano, devido às condicionantes criadas pela Covid-19, os candidatos que submeteram trabalhos em 2019 podem voltar a apresentar o mesmo trabalho.

A submissão de candidaturas encontra-se disponível até às 11 horas (no fuso horário português) do dia 16 de setembro. Toda a informação relativa à iniciativa, bem como o respetivo formulário de candidatura, pode ser consultada no website oficial da rede.