O Instituto Politécnico de Viana do Castelo preparou ainda mais dois cenários para responder a um eventual agravamento da pandemia.

O presidente do IPVC anunciou esta quarta-feira, em declarações ao jornal O Minho, que preparou três cenários para o ano letivo de 2020/2021. “O primeiro prevê a atividade presencial, um outro com a atividade presencial associada ao ensino à distância, e o último assente predominantemente no ensino à distância, a aplicar numa situação de agravamento da pandemia”, explicou Carlos Rodrigues.

O ensino à distância “será sempre um recurso” para o presidente. Isto porque considera “inviável” o “desdobramento massivo de turmas” das seis escolas devido à “inexistência de espaços físicos suficientes e por acarretarem o aumento de encargos, designadamente com docentes, que a instituição não está em condições de suportar”, sustentou.

No próximo ano letivo vai ser obrigatório o uso da máscara e “sempre que necessário a instituição disponibilizará esse equipamento de proteção individual”. O presidente descreveu que os estudantes vão receber um kit “constituído por uma mochila, duas máscaras e um frasco de álcool gel. Já as salas de aula e as diversas áreas dos edifícios estarão ainda todas equipadas com desinfetante para que sejam garantidas as regras de higienização de mãos”.

Acerca da redução de alunos Erasmus, Carlos Rodrigues adiantou que algumas universidades estrangeiras cancelaram os programas de mobilidade. “Será de esperar uma redução de estudantes em mobilidade, sobretudo na mobilidade incoming”. Contudo, o IPVC não tem apenas estudantes em mobilidade Erasmus. “Os estudantes internacionais são também uma realidade”, tendo sido admitidos cerca de 130 candidatos. Até ao momento, o Politécnico não indicação de desistência destes estudantes.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer. Ministra, assim, 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.