Cerca de 13 169 alunos dos 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e 331 crianças do ensino Pré-Escolar encontram-se envolvidas nestas atividades.
Os projetos desenvolvem-se ao nível das áreas da Animação de Recreios, Educação e Psicologia e Terapia da Fala. O intuito é o favorecimento de atividades que pretendem desenvolver aptidões diversas e interdisciplinares e combater o insucesso escolar. As ações destes projetos já fazem parte de 12 agrupamentos de escolas e Escola Artística do Conservatório de Música Calauste Gulbekian.
O programa “Saber Crescer” e a equipa técnica de Articulação Educativa auxiliam a adesão do Município de Braga nas políticas pedagógicas como mecanismo para o combate do insucesso e abandono escolar. O programa e a equipa técnica estão inseridas no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), tal como uma variedade de projetos.
“Os projetos inseridos no PIICIE promovem novas realidades educativas, de interesse pedagógico, indispensáveis para o desenvolvimento integral dos alunos e na melhoria dos resultados escolares”, afirmou Lídia Dias, vereadora da Educação em declarações a Braga TV. A vereadora da Educação acrescenta que os projetos são também catalisadores de dinâmicas e responsáveis por “aproximar todos os agentes educativos envolvidos, alicerçados em relações de confiança e cooperação”.
A adesão por parte do Município a estes projetos trouxe reconhecimento à cidade. “Exemplo desse reconhecimento é o facto de o Município de Braga ter sido convidado para apresentar os seus projetos e as suas práticas a outras Comunidades Intermunicipais (CIM), nomeadamente em Amarante (CIM do Tâmega e Sousa), Mogadouro (CIM Terras de Trás-os-Montes) e em Évora (CIM do Alentejo Central)”, acrescentou Lídia Dias.