O objetivo é a criação de passes a preços reduzidos para maior facilidade de deslocação nos transportes públicos.
O Município de Ponte de Lima definiu garantir 40% de desconto na aquisição de passes socias com origem na vila. São válidos para residentes do município ou, em casos devidamente justificados, para pessoas com o município como local de origem da primeira viagem do dia, independentemente do destino.
A decisão surge no âmbito do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária – Transporte Público de Passageiros 2020, uma iniciativa prevista na Lei do Orçamento de Estado com a colaboração e participação dos Municípios. Esta medida implica uma comparticipação de 25.000,00 € dos quais 10% serão assumidos pelo Município e 90% pelo PART, para o período de agosto a dezembro de 2020.
O pedido deve ser feito mediante apresentação de requerimento diretamente ao Município de Ponte de Lima, que se encontra disponível no website do município.
Também no âmbito do PART, o Município assegurou comparticipar 100% do custo dos passes a todos os alunos do ensino secundário no próximo ano letivo. Porém, são exceção os estudantes com comparticipações ou bolsas que comparticipem este tipo de transporte.