As romarias minhotas estão entre as sete primeiras maravilhas distritais a chegar à final nacional.
As Festas do São João de Braga e a Romaria de São João d’Arga passaram à final para se tornarem uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A primeira semifinal decorreu este domingo e aprovou duas das maravilhas minhotas que estão no concurso.
Depois de terem sido repescados no domingo passado, as Festas do São João de Braga e a Romaria de São João d’Arga chegaram às semifinais do concurso da RTP. Somaram-se, deste modo, quatro semifinalistas minhotos.
Os 28 semifinalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular foram distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, uma que decorreu este domingo, dia 23 de agosto, e outra a realizar no próximo dia 30. Dos 28, vão ser apurados 14 finalistas, sete dos quais foram este domingo. O São João de Braga e a Romaria de São João d’Arga encontram-se entre estes últimos.
Em declarações ao ComUM, Firmino Marques, presidente da Associação de Festas do São João de Braga, a chegada à final é uma “sensação de compensação” e a “ratificação daquilo que o São João é, inevitavelmente, para todos os portugueses. Da mesma forma, o bracarense sublinha que uma vitória seria “como que o selo de certificação daquela que é, sem sombra de dúvida, a festa mais popular entre todas as festas populares e que no mês de agosto se destaca entre os santos populares”.
No próximo domingo, a segunda semifinal vai ditar se a Filigrana da Póvoa de Lanhoso e a Romaria de São Bartolomeu terão também lugar na final, que decorre a 5 de setembro.