O Surf Clube de Viana dinamiza os projetos “ONDA Z” e “OTL com Eco”, integrados no programa de voluntariado Geração Z e OTL do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Europe Surfing Solidarity fez do Surf Clube de Viana uma referência no voluntariado jovem em julho. O clube conta com vários projetos na área, dirigidos por jovens dinamizadores.

“O Surf Clube de Viana é uma instituição de referência na valorização tanto dos programas de voluntariado como de tempos livres. Os jovens envolvidos no voluntariado são atletas de alguma das suas modalidades, o que também vai ao encontro dos objetivos do programa. Também a educação não formal, a inclusão e a igualdade de oportunidades são objetivos que o clube tem no voluntariado”, sublinha Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em declarações ao ComUM.

Os voluntários, o alemão Viktor Drewes e a italiana Chiara Russotto, fizeram as suas intervenções em português fluente e resumiram as atividades e projetos que protagonizaram. Consideraram ainda que a experiência de voluntariado foi “excelente” para a sua “formação profissional e pessoal”, pois, além de envolvidos nas atividades do clube, tiveram a oportunidade de desenvolver projetos individuais nas suas áreas de formação académica.

Viktor Drewes, especializado em psicologia desportiva, foi protagonista do projeto do #DOPEsurf – Development of Psychological Expertise in Surfing, que aplicou aos atletas do clube. Com a pandemia da Covid-19, este acompanhamento psicológico e os treinos mentais ganharam maior importância, e o projecto continuou online sob a denominação #DOPEEMCASA, permitindo aos atletas do SCV manterem e evoluírem a sua performance desportiva.

Os projetos de Chiara Russotto, psicóloga clínica, tiveram também grande relevância para os diversos elementos do clube, principalmente os desenvolvidos na fase pandemia: artigos e conselhos para o dia-a-dia para ajudar a ultrapassar os novos desafios. Nesta cerimónia, Chiara também apresentou outra das suas iniciativas: um mosaico artesanal que realizou no âmbito das comemorações do 30º aniversário do clube minhoto.

Vânia Cruz, responsável pelo voluntariado na associação vianense, considera que o desenvolvimento destes projetos, sobretudo os de voluntariado, “são de grande importância, uma vez que contribuem para a construção de valores sociais, como a solidariedade, sensibilizam para a inclusão, para a sustentabilidade ambiental, para a prática desportiva, para a reflexão sobre o papel individual no presente e futuro da Europa, para a importância do voluntariado jovem e para um futuro melhor.”

Devido ao contexto de pandemia, e apesar de ter ocorrido ao ar livre, este evento teve um número restrito de convidados e no final da cerimónia, ainda foi anunciado que Marta Paço, atleta de Para Surfing do clube vai ser embaixadora #BEACTIVE da Semana Europeia do Desporto também este ano.