Exposição “Bem-vinda sejas Amália” recebeu quase 1.500 visitantes nas primeiras duas semanas.
A capital do Alto Minho assinala o centenário da fadista Amália Rodrigues com exposição disponível até 30 de agosto, no Museu do Traje. Em comunicado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo destaca a grande afluência de turistas estrangeiros desde a inauguração, no dia 23 de julho, data essa que celebra os 100 anos do nascimento da fadista.
Em destaque, na exposição, está o traje envergado pela artista em 1998, nas festas da cidade, enquanto Presidente da Comissão de Honra das Festas da Romaria Nossa Senhora d´Agonia. José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal reconhece a dívida que os vianenses têm “para com Amália Rodrigues e Pedro Homem de Mello por terem cantado Viana do Castelo em todo o mundo”.,
Conhecida internacionalmente como a “Rainha do Fado”, a artista marcou tudo e todos através da “sua inconfundível voz”, afirma José Maria Costa. “Esta é uma exposição extraordinária que evidencia o facto de Amália ter atuado em todo o mundo, o que demonstra a grandiosidade da artista”, remata.
Para Rui Órfão, curador de “Bem-vinda sejas Amália”, a exposição tem como finalidade “evocar a figura maior da alma portuguesa do século XX”, apresentando as diversas “faces da artista mitificada, divinizada, tornada global e ‘heterónimo de Portugal’”. A exposição, organizada pela Fundação Amália, integra o programa nacional de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália e conta ainda com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.