O tema da obra deve refletir sobre o uso da tecnologia e a responsabilidade humana perante o mundo.

A cidade de Braga, juntamente com outras dez Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, lançou uma chamada à participação de artistas naturais ou residentes em Braga. A ideia será desenvolverem um projeto artístico online, que vai ser apresentado no Festival “Art & Tech Days”, na Eslováquia. A open call está a decorrer até ao dia 25 de setembro.

O projeto, denominado de “City to City: Human Responsability”, junta num só propósito as cidades de Austin (EUA), Braga (Portugal), Calí (Colômbia), Changsha (China), Guadalajara (México), Karlsruhe (Alemanha), Kosice (Eslováquia), Sapporo (Japão), Viborg (Dinamarca) e York (Reino Unido), membros do Cluster de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts. Desta forma, colocam a cooperação entre cidades no apoio às artes e à criação artística enquanto forças motrizes do desenvolvimento sustentável nestes momentos de incerteza global.

De acordo com o tema da edição de 2020 do Festival “Art & Tech Days”, a obra artística deve estar relacionada com o tema “Human Responsability”. Assim, deve refletir em particular sobre se tecnologia vai ajudar a resolver problemas futuros, sobre o proveito de arte e empatia para o uso da tecnologia de maneira mais responsável e se os seres humano podem tomar decisões em nome do planeta.

O artista vencedor da open call em Braga deverá desenvolver uma peça artística digital de Media Arts, em colaboração online com outro artista de outra cidade. Cada um dos artistas vencedores de cada cidade terá um valor de mil euros para desenvolver a obra.

Os projetos serão apresentados entre os dias 24 e 29 de novembro de 2020 e a inscrição deve ser feita em inglês até às 14 horas do dia 25 de setembro.