Com este documento estratégico, o município bracarense quer afirmar um compromisso com a sustentabilidade local.
O município de Braga prepara-se para apresentar um Relatório de Sustentabilidade para o concelho. O anúncio foi feito esta sexta-feira por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de abertura do GreenFest 2020.
Segundo o autarca bracarense, o relatório estratégico pretende delinear um conjunto de políticas para a concretização da sustentabilidade local. Cumprir a meta das alterações climáticas, os objetivos de desenvolvimento sustentável, e criar uma cidade mais verde são algumas das metas.
Ricardo Rio esclareceu que o plano tem como base os princípios de estabelecer uma visão transversal das iniciativas municipais no âmbito do desenvolvimento sustentável. “Por um lado, pretende-se que este plano seja complementar ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga e, por outro, que este plano se torne numa plataforma agregadora e integradora do trabalho desenvolvido por toda a comunidade”, explicou.
O edil lembrou ainda que o município está a desenvolver um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável no horizonte de 2026. Este trabalho conta com a parceria do IB-S – Instituto de Ciência e Inovação para a Bio Sustentabilidade da Universidade do Minho – e de outras entidades de referência nacional e internacional.
Recorde-se que o GreenFest 2020 está a decorrer em Braga, no Mosteiro de Tibães, este fim de semana. Com o tema “Retoma sustentável no pós-pandemia”, o evento celebra o que de melhor se faz nas vertentes económica, social e ambiental de forma sustentável.