A 5º edição de Close Up- Observatório de Cinema realiza-se entre os dias 10 e 17 de outubro, na Casa das Artes de Famalicão.
Designado por “Cinema na Cidade”, o programa prevê filmes para escolas, sessões comentadas e filmes concerto. Para Vasco Ribeiro, programador do Close Up, o tema está relacionado com a atualidade marcada pela pandemia, mas também pela ideia “de uma maior relação entre a cidade e a sala de cinema”. Os convidados desta nova edição são Black Bombain, Cristina Branco, Luís Fernandes e Pedro Mexia.
Nesta quinta edição, vão ser exibidos menos filmes do que nas edições anteriores. A pandemia levou à obrigação de algumas adaptações, havendo o visionamento de apenas 30 filmes, menos dez que nas edições anteriores. Entre eles estão Variações, de João Maia, e Ele, de Luis Buñuel.
Para os filmes concerto a organização conta com a banda Barcelense Black Bombain e o artista bracarense Luís Fernandes na abertura que irão dar música ao filme “A Idade de Ouro de Bunuel”, no dia 10 de outubro, pelas 21h45. No encerramento, no dia 17 do mesmo mês, é a vez de Cristina Branco com o filme The River, do realizador Frank Borzage. Para o programador do Close Up o concerto é “inusitado”, mas tendo em conta a temática do filme faz sentido.
O programa conta ainda com uma Secção de Cinema Português designada Fantasia Lusitana, cujo destaque é atribuído a Pedro Filipe Marques, que terá três filmes em exibição. Famalicão recebe ainda sessões de Dj set e poesia.
A lotação das sessões na Sala das Artes vai seguir as regras da DGS, por isso será reduzida a metade. Vai haver ainda um intervalo obrigatório durante meia hora entre filmes para dar um maior conforto ao público.