O concurso, realizado em Espanha, acolheu uma centena de participantes de vários continentes.

João Pedro Lourenço, aluno de Música da Universidade do Minho, venceu recentemente o 1.º Concurso Internacional de Marimba de Pollença. A localidade da ilha de Maiorca, em Espanha, acolheu nos dias 11 e 12 de setembro uma centena de percussionistas de todo o mundo.

Na final do concurso, o estudante interpretou o tema “Night Rhapsody”, de John Serry, após ter passado uma eliminatória à distância e outra presencial. O jovem rapaz tem 22 anos e é natural de Cinfães, distrito de Viseu.

Antes desta distinção, tinha já vencido o Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea (Guarda), um 3º prémio no Festival Tomarimbando (Tomar) e uma menção honrosa no Concurso Internacional de Percussão da Covilhã. A par da UMinho, frequenta a Escola Superior de Música da Extremadura, tendo professores como Nuno Aroso, que também leciona na academia minhota.

João Pedro Lourenço é cofundador do Hodiernus Ensemble e membro do Grupo de Percussão da UMinho. Da sua atividade mais recente, destaca-se a participação numa homenagem à artista Helena Almeida na BoCA – Biennal of Contemporary Arts (Portugal) e em festivais de diversas localidades ibéricas.

O Concurso Internacional de Marimba de Pollença foi criado com o objetivo de impulsionar a trajetória artística de jovens percussionistas. Nesta primeira edição, o concurso abrangeu participantes nascidos depois do dia 1 de maio de 1994, independentemente do género ou nacionalidade.